À esquerda: detalhe do “banco de rua” e “janelas ajoelhadas” |
No início do século XVI, com Cosimo I de’ Medici a residência da Família se transfere ao Palazzo della Signoria (atual Palazzo Vecchio), e em seguida para o Palazzo Pitti. Por muitos anos o antigo palácio é utilizado por membros menos importantes da família, até que em 1659 a Família Medici decide vender o palácio à família amiga dos Riccardi. Estes ampliam, ou melhor, duplicam o tamanho original do palácio, mantendo no entanto o mesmo estilo da fachada.
Brasão da Família Medici |
Hoje parte do palácio é visitável e entre as suas principais atrações estão:
Cappella di Benozzo Gozzoli – La Cavalcata dei Magi – fonte: marcelproust.it |
La Madonna col Bambino di Filippo Lippi
Conto uma curiosidade sobre o artista renascentista: Filippo Lippi ainda muito pequeno e órfão de mãe foi mandado junto do irmão à um convento onde cresceu até tornar-se um frade. No convento também nasceu sua vocação e talento artístico. Buscando uma inspiração para finalizar o rosto de uma Madonna, foi à cidade vizinha de Prato onde vivia uma freira famosa pela sua beleza. Filippo e Lucrezia se apaixonam, abandonam seus votos e fogem juntos, acontecimento que gerou grandes discussões na época. Flippo Lippi se inspira na face ao mesmo tempo humana e divina da sua musa Lucrezia para pintar as suas Madonnas. Com o intervenção da Família Medici, o casal consegue ter seus votos cancelados pelo Papa e se casam. Da união nasce 2 filhos sendo um deles Filippino Lippi que herdou o talento do pai e seguiu com a produção artística. Dizem as más línguas que Filippo Lippi poderia ser também o pai do seu pupilo Sandro Botticelli… uma fofoca da época… será?
Sala Luca Giordano
O salão leva o nome do pintor que a decorou no fim do século XVII, quando o palácio era ocupado pela Família Riccardi. É um dos melhores e poucos exemplos de estilo barroco da cidade que tem prevalência pelo estilo renascentista. Os afrescos do teto falam sobre as 4 idades do homem – Infância, Juventude, Maturidade, Velhice – associadas às 4 virtudes cardeais – Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça – e a exaltação da Família Medici no centro do teto.