Este artigo é dedicado aos que, assim como eu, são apaixonados por fotografia! Andrea Rontini é um dos grandes nomes da fotografia de paisagem na Itália que coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Recentemente tive a honra de participar junto de amigos à um Workshop fotográfico com Andrea, um dia inteirinho, do nascer ao pôr do sol, fotografando as lindíssimas paisagens da Toscana!
Com mais de 20 anos de experiência, Andrea Rontini sabe exatamente onde encontrar os pontos certos de onde fazer aquela fotografia de cartão postal. Suas fotos já fizeram parte de importantes exposições na Itália, França e Estados Unidos e já publicou 4 livros.
Nosso itinerário passou pelas “Crete Senesi”, uma área da província de Siena com uma formação geológica particular, seguimos para a Val d’Arbia e Val d’Orcia, vales de pequenos afluentes do Rio Ombrone, o segundo maior da Toscana depois do Arno.
O amanhecer do dia tinha uma névoa muito baixa e densa que demorou a se dispersar… Podia ser ruim, mas isso por um lado nos permitiu fotos muito sugestivas, com um ar misterioso… No breve arco de tempo que ficamos parados fazendo fotos, a paisagem ia mudando lentamente, se revelando pouco a pouco para nossas lentes.
No meio da manhã o sol finalmente venceu a névoa, dando lugar ao céu azul com nuvens brancas. Era um dia perfeito! E tivemos muita sorte, pois a Toscana tinha acabado de passar por uma semana de chuvas!
Nossa parada para o almoço foi na romântica cidade de Pienza, no Val d’Orcia. Pienza é a primeira cidade no mundo construída segundo um plano urbanístico. Isso ocorreu antes mesmo que o nosso Brasil fosse “descoberto”! Em 1452, Bernardo Rossellino projetou Pienza seguindo o modelo ideal de cidade renascentista. Também conhecida pela cidade do amor, devido ao nome das suas ruas.
Abro um parênteses para falar do maravilhoso almoço na Trattoria la Chiocciola, localizada logo fora dos muros da cidade. Atendimento cordial, pratos bem servidos e de qualidade! Os preço são justos.
Após o almoço, fomos para as proximidades de Montalcino, onde encontra-se uma antiga abadia românica construída por Carlos Magno em 781 durante seu retorno de Roma através da Via Francigena. Diz a lenda que o exército de Carlo Magno, abatido por uma peste, reencontrou a saúde com as ervas que cresciam ao redor de onde foi construído a abadia.
O ponto alto do passeio foi quando encontramos um lindo campo de girassóis! Como foi um pedido especial nosso à Andrea, tivemos que ir literalmente “à caça”, pois não são comuns nesta zona da Toscana. Um simpático camponês nos deu as indicações.
A foto de capa da página Facebook do Viva Toscana foi feita aqui!!! |
Nosso dia terminou com o pôr-do-sol já na zona de Chianti, nas proximidades de Castellina onde Andrea tem a sua galeria com a exposição de suas fotos e onde é possível comprar um de seus livros, dvd, ou as fotografias impressas em Cibachrome, um especial processo químico, raramente encontrado, que garante a qualidade dos detalhes, uma excepcional saturação de cores e a longevidade da impressão.
Para ter mais informação de como participar do workshop, ou de um curso com Andrea Rontini, entre em contato clicando AQUI e não deixe de visitar o seu site para conhecer melhor seu trabalho: www.andrearontini.it
Oi, Fernanda! Tenho uma fotógrafa para te indicar, sim! Entre em contato comigo por e-mail: vivatoscana(ponto)fi(arroba)gmail(ponto)com Abraços!
Bom dia Babi. Lindas fotos e QUE EXPERIÊNCIA hein…
Você teria contato de algum fotografo na região da Toscana? Estarei de férias por lá em Abril de 2016 e estou louca pra fazer uma sessão de fotos.
Saudades de Val d'Orcia… Quando fui a Abadia Sant'Antimo, os parrerais que aparecem em sua foto estavam carregados de cachos de uvas bem maduras… deram boas fotos (e alias, as uvas estavam divinas hehehehehehehe).
Que experiência fantástica. Mais uma ótima dica.
Excelente dica. Guardei com carinho.
Grazie