Depois de tantos anos morando em Firenze, o estupor em passar pela magnifica Catedral de Santa Maria del Fiore continua sendo o mesmo da primeira vez. “Nossa… É grande mesmo…”, penso sempre que passo com a minha bicicleta na Piazza Duomo, por entre os grupos de turistas, assim como eu, encantados com a grandiosidade e beleza do Duomo di Firenze. Sempre me impressiono como se nunca o tivesse visto antes!
Neste artigo separei 10 curiosidades interessantes sobre esta obra prima da Idade Media para a gente conhecê-la melhor:
Duomo ou Catedral?
Geralmente podem seu usados como sinônimo. Em italiano também existe a palavra Catedralle, que é a igreja do bispo da cidade. O Duomo é a igreja principal da cidade, logo na maioria das vezes Catedral e Duomo são a mesma igreja.
A Maria de Firenze
Assim como no Brasil tem as igrejas com o nome de Nossa Senhora e na França tem a Notre Dame, a catedral de Firenze recebe o nome de Nossa Senhora da Flor. Mas quê “flor” é essa? Existem duas explicações: Firenze na Idade Média era chamada com seu nome em latim, Fiorenza, nome que deriva da palavra fiore = flor. Na explicação religiosa a flor se refere metaforicamente ao fruto de Maria, ou seja, Jesus. Logo, é a Catedral da Nossa Senhora de Firenze e de Jesus.
Leia também: Por que Firenze se chama Firenze?
Detalhe da fachada com a Madonna con Bambino no centro circundada dos apóstolos |
Uma Planta sob medida
Além do nome particular, a planta do Duomo de Firenze também é muito incomum. Não é uma cruz latina ou cruz grega (4 lados iguais), mas uma junção entre uma planta longitudinal típica das Basílicas Paleocristãs e de uma planta central. O mais interessante é que na região da abside (onde se encontra o altar), em planta se vê o contorno de uma flor estilizada, que retoma o nome da igreja e da cidade.
Planta do Duomo de Firenze |
Quanto é grande! :O
Quando Arnolfo di Cambio, arquiteto da catedral, foi encarregado do projeto, recebeu o pedido de realizar “a maior e mais bela igreja nunca antes construída”. E assim ele o fez: cumprida 153 metros, larga 38 no ponto mais estreito e 90 metros no mais largo e altura de 86,7 metros. Por muito tempo o Duomo de Florença foi o maior do mundo. Hoje ele encontra-se na quarta posição, depois de San Pietro em Roma, Saint Paul em Londres e do Duomo de Milão.
A primeira catedral da cidade foi a Igreja de San Lorenzo, hoje completamente reformada sobre desenho de Brunelleschi. A segunda foi a igreja de Santa Reparata que se encontrava exatamente onde hoje está o Duomo. Podemos imaginá-la do tamanho e do estilo da igreja de San Miniato al Monte. É possível visitar as ruínas desta antiguíssima igreja no subsolo do Duomo.
A Lei do Nome
Mesmo depois de construído, o Duomo de Firenze continuou a ser chamado pelos fiorentinos de Santa Reparata. Para solucionar o problema, em 1412 foi promulgada uma lei que obrigava à todos de usarem o nome correto da igreja, caso contrário haveria uma multa.
A Primeira Fachada
Arnolfo di Cambio antes de morrer no início de 1300 conseguiu realizar parte da fachada que por séculos permaneceu incompleta. Em 1587 o Granduca de Firenze Francesco I decidiu desmontar a fachada considerada fora de moda e promover um concurso para a nova fachada do Duomo. Vários artistas apresentaram seus projetos de estilo tardo renascentista, mas a conclusão foi que o grandioso Duomo de Firenze permaneceu sem revestimento por muitos séculos.
fonte foto: Wikipedia |
Esq.: a maquete da Fachada original – centro e dir.: dois projetos para o primeiro concurso do século XVI. Estas e outras maquetes estão expostas no Museo dell’Opera del Duomo (em reforma, abertura prevista para novembro de 2015)
Fotografia de 1860 – fonte: Wikipedia
O Dilema da Fachada
Na segunda metade do século XIX, em vista de Firenze capital de Itália, um novo concurso foi promovido. O vencedor foi o Arquiteto Emilio de Fabris que apresentou um projeto neogótico, seguindo o estilo de revestimento já existente nas laterais do Duomo. Restava a dúvida de como seria a terminação da fachada. A decisão ficou nas mãos dos fiorentinos que decidiram através de uma votação a sua solução preferida: com ou sem cúspide e pináculos.
fonte: Wikipedia |
As duas soluções de Emilio de Fabris que foram votadas pelos fiorentinos
Uma Catedral Cívica
Algo interessante de reparar no interno da catedral é a presença de representação de figuras não religiosas, como o quadro de Dante, ou os afrescos de comandantes militares. Também não há as capelas privadas de famílias importantes como ocorre em Santa Croce ou Santa Maria Novella. O Duomo de Firenze sempre foi considerado um lugar público, dos fiorentinos, e exalta seus homens ilustres. Por muitos anos as 4 portas laterais da igreja eram abertas para a livre passagem de pessoas que gostariam simplesmente atravessar a praça.
Uma Catedral sem Cúpula
Quando Arnolfo di Cambio projetou o Duomo em 1294, previu a construção de uma grande cúpula que se tornaria o novo símbolo de Firenze. Só havia um problema: ainda não existia uma solução construtiva para cobrir os 41 metros de vão livre. A solução chegou mais de um século depois, em 1418 com Filippo Brunelleschi e sua criatividade de arquiteto e habilidade de engenheiro. É possível visitar a cúpula de Brunelleschi, para mais informações, leia este artigo.
Eu teria tantas outras coisas legais para contar sobre o Duomo, mas o artigo ficaria muito cumprido! Então, se não encontrou a resposta da sua pergunta no artigo, deixe sua dúvida aqui em baixo nos comentários que eu respondo! 😉
Q maravilha!!! Estou indo a missa agora nessa magnífica e encantadora obra!!! Obrigada pelas informações. Realmente
Me encantei!!
Que bacana, Eliza! Obrigada pelo seu comentário! 🙂
Obrigado pelas informações! Sempre quis saber como era a fachada antes de terminada e só aqui encontrei a resposta – inclusive com fotos! Valeu! ☺️
Eu gostaria de saber a história da porta dessa igreja Santa Maria Dell Fiore.
O que representa os 10 painés. A história enfim. Obrigada
Boa tarde !
Babi,
Muito bom seu blog ! Cultura geral… Estamos chegando em Florença em 27/12 e saindo em 01/01/18.
Gostaria muito de receber algumas dicas suas (restaurantes, o que fazer na noite de reveillon, etc).
Além disso, não queremos enfrentar longas filas para os Museus…
Podes indicar um site para comprar ingresso para o Museu Leonardo da Vinci ?
E qual outro Museu você indicaria ?
Obrigada.
DEISE
Oi, Deise! Todas estas informações você encontra aqui no blog! Te convido a explorar as várias seções do menu, ou usar a caixa de pesquisa com palavras-chaves. 😉 Caso precise de serviço de guia ou transporte, me escreva pelo módulo de contato. Abraços e obrigada pela visita! 🙂
Estou aqui admirando esta obra magnífica e conhecendo mais sobre ela com este post. Amei
Essa questão da multa pelo nome da catedral, você tem alguma fonte dessa informação? Não que eu duvide de você, mas to fazendo um trabalho para a faculdade e queria ter uma fonte para poder por no trabalho e não achei nenhuma. Desde já agradeço.
Sim, estou vendo a Série sobre os Medici e eles teriam muita influência sobre a reforma do Duomo. Principalmente, Cosimo Medici. Não procede?
Grata.