Perseus é o filho do deus Zeus e da humana Danae que consegue vencer a Medusa, mostro mitológico com serpentes no lugar dos cabelos que transformava em pedra quem a olhasse nos olhos.
Rapto das Sabinas
A gigante estátua nos impressiona pela composição em espiral de corpos esculpidos em mármore que parecem macios como a carne humana. Giambologna demostrou o quanto era bom escultor tirando pela primeira vez de um único bloco de mármore, 3 figuras.
O nome se refere à um episódio da fundação de Roma, quando Rômulo e os romanos haviam a necessidade de mulheres para procriar. Organizaram os jogos solenes da Consualia e convidam o povo vizinho dos Sabinos. Durante o espetáculo, os romanos raptaram todas as mulheres solteiras.
Hércules e o Centauro Nesso
Também obra de Giambologna, datada 1599. O Centauro Nesso foi o responsável pela morte terrena do famoso herói grego. No entanto, a cena que vemos mostra como Hércules o matou quando Nesso tentou abusar de sua segunda esposa, Deianira. Nesso, antes de morrer, disse a Deianira de recolher o seu sangue que faria com que Hércules fosse sempre apaixonado por ela. Ingênua, seguiu o que Nesso disse e tingiu uma roupa de Hércules com o sangue de Nesso que na verdade era envenenado. Quando Hércules o vestiu, sentiu sua pele arder e de tanta dor, acendeu uma fogueira para se matar queimado…. Não é a toa que falamos “tragédia grega”… 😛
Menelao e Patroclo
Esta é uma escultura original grega encontrada em Roma no século XVI e doada pelo Papa Pio V aos Médicis. Representa uma cena da Guerra de Troia. Patroclo, o melhor amigo de Aquiles, que é morto em batalha por Ettore e tem seu corpo morto carregado por Menelao.
Rapto de Polissena
Embora o tema seja mitológico, esta é a única estátua moderna da Piazza della Signoria, realizada por Pio Fedi em 1866. Eu a chamo de “a estátua dos 4 P’s”, rs… O jovem com braço erguido é Pirro que rapta Polissena (entre seus braços), irmã mais nova de Polidoro (deitado morto) e filha de Priamo e Ecuba que está para ser morta pelo golpe de Pirro. Polissena estava sendo levada para ser sacrificada em nome dos deuses para que a viagem dos gregos de retorno da Guerra de Tróia fosse segura.
Sabinas
Na parede de fundo encontramos 6 estátuas antigas de mulheres, apelidadas de Sabinas, provenientes do Fórum de Trajano em Roma, descobertas na metade do século XVI.