Você é uma pessoa observadora? Pelas ruas e praças de Florença escondem-se várias curiosidades que somente um olhar mais atento irá encontrar! Vamos acender os refletores para que todos possam enxergá-las! Divirta-se à procurá-las! 😉
O Caminho de Dante
Espalhado pelas ruas de Florença estão dezenas de lápides de mármore com passagens da Divina Comédia de Dante Alighieri. Elas foram posicionadas em lugares ligados ao trecho de versos escritos em cada lápide. Assim, você pode ler sobre a musa inspiradora de Dante, Beatrice, na Via del Corso, ou sobre o assassinato de Buondelmonte Buondelmonti na Ponte Vecchio.
Placas de Clet
Abrahan Clet é um street artist francês que desde 2007 escolheu como nova casa Florença. Clet está em contínuo conflito com a polícia pela sua arte. Ele aplica adesivos nas placas de trânsito, dando um segundo significado à elas, sempre irreverente e irônico!
O Arno Chegou até aqui
Passear pelo Rio Arno e suas pontes é um programa que todos os visitantes de Florença fazem… e quantos pôr-do-sol inesquecíveis!!! E pensar que esta maravilha de rio que reflete o céu como espelho já trouxe tanto terror à cidade… Pois é, as enchentes do Rio Arno também são inesquecíveis, as mais lembradas são as de 1333 (que destruiu pela última vez a Ponte Vecchio), 1557 (que destruiu pela última vez a Ponte Santa Trinita), a última delas, 1966 que destruiu obras de arte e literárias. Vários edifícios lembram a altura que o Rio Arno chegou em cada ano, com placas de mármore aplicadas nas suas paredes.
Corte interna da Igreja de Santa Croce. Esta foi uma das área de Florença que mais sofreu com a última enchente. |
A Arte Sabe Nadar
Este é o nome que o street artist anônimo, Blub, deu à sua série de personagens de baixo d’água. Ele coloca máscara e snorkel em personagens famosos: Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Pablo Picasso, Freddie Mercury, Vênus de Botticelli e até mesmo Jesus! Vivemos um momento de crise mundial, onde podemos dizer que estamos com “a água pelo pescoço”. O que temos que fazer é colocar a máscara e começar a nadar. Se virar de algum jeito e enxergar a crise como oportunidade. Esta é a mensagem de Blub!