1. O “pai” da Vespa se chamava “Paperino” (Pato Donald) como correspondente 2 rodas do primeiro carro popular, o “Topolino” (Mickey). Mas o design do “Paperino” fez tão pouco sucesso que foi apelidado de “Brutto Anatroccolo” (Patinho Feio).
2. O designer da Vespa, Corradino D’Ascanio, na verdade era um engenheiro aeronáutico que não era um amante de motos. Este detalhe fez toda a diferença, pois ele projetou uma moto “melhorada”.
3. As inovações da Vespa, que a levaram à tamanho sucesso, são inúmeras: 1) primeira motociclo com uma carroceria autoportante, sem tubos centrais em aço, o que permitia as pessoas dirigirem com qualquer tipo de roupa, inclusive as mulheres; 2) materiais resistentes e leves, muito usados na aeronáutica, o que diminuía o consumo de combustível; 3) Marchas no guidão facilitava a direção; 4) motor protegido evitava as usuais manchas de óleo na roupa; 5) Assento na posição natural, ereta, dando conforto para viagens de longa distância.
4. A Piaggio, marca da Vespa, na realidade produzia aviões e o projeto da Vespa era secundário, um “tapa-buraco”, criado para amenizar os efeitos da recessão pós-guerra. Os planos eram de abandonar o projeto da Vespa depois que a economia voltasse a funcionar normalmente.
7. Graças a uma parceria com a Lancia, as próximas Vespas foram produzidas em série. As primeiras 2.500 unidades foram vendidas rapidamente e no ano seguinte a produção quintuplicou.
8. As primeiras Vespas tinham 98 cilindradas, motor de 2 tempos, 3 marchas e chegava a uma velocidade máxima de 60 Km/h.
9. De 1946 até hoje já foram lançados mais de 40 modelos de Vespa!
10. A paixão pela Vespa é compartilhada mundialmente por 40 Clubes em 40 países do mundo. O Primeiro Vespa Club foi aberto em Viareggio (litoral Toscano), em 1949. Ocasionalmente o Club Vespa organiza o Eurovespa, um evento que reúne “vespistas” dos 4 cantos do mundo!
Passeio em Vespa
O Viva Toscana oferece algumas propostas de Passeios em Vespa por Florença, Chianti e arredores que combina lindas paisagens panorâmicas com gastronomia e vinho! Saiba mais [aqui].
Obrigada por compartilhar! Adorei as fotos. Sempre fotografo vespas e Fiats 500 clássicos nas viagens à Itália.