10 Curiosidades sobre a Vespa que você não Sabia

Em 24 de abril de 2016 a Vespa completou 70 anos! E para homenagear este símbolo do design italiano, vamos contar algumas curiosidades sobre a história do scooter preferido dos italianos, junto de uma seleção das minhas melhores fotos de Vespas que fiz durante estes anos de Itália!
vespa-10


1. O “pai” da Vespa se chamava “Paperino” (Pato Donald) como correspondente 2 rodas do primeiro carro popular, o “Topolino” (Mickey). Mas o design do “Paperino” fez tão pouco sucesso que foi apelidado de “Brutto Anatroccolo” (Patinho Feio).

2. O designer da Vespa, Corradino D’Ascanio, na verdade era um engenheiro aeronáutico que não era um amante de motos. Este detalhe fez toda a diferença, pois ele projetou uma moto “melhorada”.

3. As inovações da Vespa, que a levaram à tamanho sucesso, são inúmeras: 1) primeira motociclo com uma carroceria autoportante, sem tubos centrais em aço, o que permitia as pessoas dirigirem com qualquer tipo de roupa, inclusive as mulheres; 2) materiais resistentes e leves, muito usados na aeronáutica, o que diminuía o consumo de combustível; 3) Marchas no guidão facilitava a direção; 4) motor protegido evitava as usuais manchas de óleo na roupa; 5) Assento na posição natural, ereta, dando conforto para viagens de longa distância.

4. A Piaggio, marca da Vespa, na realidade produzia aviões e o projeto da Vespa era secundário, um “tapa-buraco”, criado para amenizar os efeitos da recessão pós-guerra. Os planos eram de abandonar o projeto da Vespa depois que a economia voltasse a funcionar normalmente.

5. A versão mais aceita para a origem do nome “Vespa” é justamente porque ela parece o inseto vespa, seja pelo formato que pelo barulho do motor a dois tempos. Enrico Piaggio, quando viu o projeto de D’Ascanio pela primeira vez, teria exclamado “Sembra una Vespa!” (Parece uma vespa!).
6. As primeiras 50 Vespas foram produzidas artesanalmente e vendidas a 55 mil liras. O preço elevado e a demora de entrega acabou fazendo que ela não fosse bem aceita no mercado.

7. Graças a uma parceria com a Lancia, as próximas Vespas foram produzidas em série. As primeiras 2.500 unidades foram vendidas rapidamente e no ano seguinte a produção quintuplicou.

8. As primeiras Vespas tinham 98 cilindradas, motor de 2 tempos, 3 marchas e chegava a uma velocidade máxima de 60 Km/h.

9. De 1946 até hoje já foram lançados mais de 40 modelos de Vespa!

10. A paixão pela Vespa é compartilhada mundialmente por 40 Clubes em 40 países do mundo. O Primeiro Vespa Club foi aberto em Viareggio (litoral Toscano), em 1949. Ocasionalmente o Club Vespa organiza o Eurovespa, um evento que reúne “vespistas” dos 4 cantos do mundo!

O Museu Vespa
Em Pontedera, cidadezinha próxima à Pisa, foi inaugurado no ano 2000 o Museu Vespa, com mais de 3 mil metros quadrados de área expositiva em um dos mais antigos galpões da Piaggio. Em exposição não somente todos os modelos Vespa, desde o “Paperino”, mas também as motos Gilera, outros veículos da Piaggio.

Passeio em Vespa
O Viva Toscana oferece algumas propostas de Passeios em Vespa por Florença, Chianti e arredores que combina lindas paisagens panorâmicas com gastronomia e vinho! Saiba mais [aqui].

Durante estes 70 anos, a Vespa continua sendo um exemplo de design de sucesso mundial. Com mudanças nos detalhes, mas inconfundível no conjunto: não importa o ano ou o modelo, a Vespa é única! 😀

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário