A Toscana possui dois aeroportos internacionais, o Amerigo Vespucci em Florença e o Galileo Galilei em Pisa que são ligados ao centro de Florença através de trem, ônibus, shuttle, taxi e futuramente tram. Veja como chegar dos aeroportos até Florença.
Aeroporto Florença – Centro de Florença e vice-versa
Taxi: possuem tarifa fixa para corridas do aeroporto à estação central de trens de Florença (SMN) e alguns hotéis do centro histórico. O valor é de 22 euros, a ser somado 1 euro/mala e eventualmente taxa noturna ou dia de feriado.
Tram: Em Fevereiro de 2019 foi inaugurada a nova Linha 2 da Tramvia (metrô de superfície) que liga o Aeroporto A. Vespucci à Estação Central de Trens (SMN). O serviço é coberto diariamente das 5:00 às 0:00 (sexta e sábado até às 01:45), com frequência de cerca 5 minutos e viagem de cerca 20 minutos. O bilhete é o mesmo para a rede de ônibus, com validade de 90 minutos, custa 1,50 euros e deve ser comprado antecipadamente nos Tabacchi. Lembre-se de validar ao entrar no tram!
Shuttle: O serviço do Vola in Bus liga o Aeroporto Amerigo Vespucci à estação central de trens (SMN) e Rodoviária (Busita). Disponível diariamente à partir das 5:00 até às 20:00, com frequência de 30 minutos. À partir das 20:00 a frequência é a cada 1 hora, com última corrida à meia noite. Detalhe dos horários [aqui]. O shuttle leva meia hora para fazer o percurso. O bilhete custa 6 euros somente uma direção e 10 euros para ida e volta. Pode ser comprado à bordo sem acréscimo de preço.
Transfer: Este é um serviço que deve ser contratado antecipadamente à sua chegada em Florença. É a escolha mais pratica e comoda para quem não quiser enfrentar fila de taxi ou multidão do transporte público com as malas e ser levado diretamente na porta do seu hotel/apartamento em Florença ou outra cidade da Toscana. O Viva Toscana conta com uma equipe de motoristas profissionais habilitados para este serviço. Para orçamento e disponibilidade, entre em contato especificando data, hora, hotel e número de pessoas.
Carro: Se você alugou um carro no aeroporto de Florença, é bom saber que as locadoras não ficam dentro do aeroporto, mas em um estacionamento próximo. É preciso pegar um ônibus circular gratuito que tem frequência de 20 minutos. A parada fica exatamente na saída do desembarque.
Aeroporto de Pisa – Centro de Florença e vice-versa
O Aeroporto de Pisa registra um maior número de passageiros do que o de Florença, pois possui uma pista maior, que a permite a aterragem de aviões maiores, e também porque trabalha com as principais companhias low-cost como a Ryanair além das grandes Alitalia, AirFrance…
Trem: O trem PisaMover liga diariamente, das 6:00 à meia noite, o aeroporto de Pisa à estação central de trens de Pisa com frequência de 5-8 minutos. Da estação central de Pisa é necessário trocar de trem para pegar um trem Regional direção Florença SMN. O valor do bilhete custa por volta de 10 euros e a viagem dura no total cerca de 1h30.
Ônibus: Eu acho esta opção mais prática, pois a parada do ônibus que vai em direção à Florença se encontra em frente ao aeroporto e não é necessário a troca de veículo. São duas companhias que realizam o percurso: a pública Autostradale e a Carona Tour. A viagem que liga o aeroporto à estação Central de Trens de SMN em Florença (Piazzale Montelungo – Plataforma 16) e vice-versa dura cerca de 1 hora e custa 14 euros o trecho / 24 euros ida e volta.
Aeroporto de Florença
Aeroporto de Pisa
Trenitalia
Terravision e Autostradale.
Tramvia Firenze
Post Atualizado: 19 de Fevereiro 2019
Informações muito importante! !eu e meu marido pretendemos ir p/Florença e outras cidades em setembro ou outubro de 2017!Muito grata Babi Campanaro!
Oi, Maria! Obrigada pela visita e recadinho! 😉 Bjs
Informaçoes muito importantes. Eu mesma nao sabia sobre os onibus que saem do aeroporto de Pisa para Florença.
Grata
Sim, Ilma! É prático para pegar a Ryanair que é uma companhia aerea lowcost muito usada na Europa! Já usei várias vezes!