Visita à Biondi Santi em Montalcino

A Biondi Santi foi a primeira a produzir o famoso Brunello di Montalcino, e até hoje é considerada uma das vinícolas mais tradicionais da Itália. Ela não mudou o seu jeito de fazer o vinho desde o fim do século 19!  Por isso, se você é um grande amante de bons vinhos, não pode deixar de visitar a vinícola Biondi Santi que fica a menos de 10 minutos da cidade de Montalcino!

Entrada da Tenuta il Greppo da Biondi Santi
Entrada da Tenuta il Greppo da Biondi Santi

O Brunello di Montalcino é um dos vinhos tintos mais importantes da Itália, devido à sua grande longevidade. Foi o primeiro vinho italiano a ganhar o selo DOCG em 1980 e a ser comparado com a qualidade da produção francesa. Ele é feito com 100% de uva Sangiovese Grosso produzido dentro do território de Montalcino, ao Sul de Siena, numa área de 2.100 hectares. Hoje são 250 produtores, mas o pai deste precioso vinho que conquistou a crítica internacional foi Ferruccio Biondi Santi, em 1888.

Biondi-Santi-02

Clemente Santi foi o primeiro a inovar e produzir um vinho 100% Sangiovese na região de Montalcino. Em 1869 ganhou um premio pelo seu “vinho tinto escolhido” de 1865. Mas o verdadeiro pai do Brunello é o neto de Clemente, Ferruccio Biondi Santi. Em meados do século 19 uma praga devastou a produção vinícola da Itália e para controlar esta epidemia, Ferruccio criou um clone de Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso, capaz de resistir à praga. Foi ele quem produziu o primeiro Brunello di Montalcino, em 1888.

Biondi-Santi-05

A propriedade da Família Biondi Santi possui 47 hectares, dos quais somente 25 em produção vinícola. Dentre elas, 5 hectares são plantadas com vinhas de 1930-1972!!! Outras parcelas possuem vinhas da década de 80, e as mais recentes de 2000 à 2006. Eles produzem 4 etiquetas de vinhos tintos feitos exclusivamente com uva Sangiovese Grosso. A diferença é:

Alguns tonéis são do início do século 20!!!
Alguns tonéis são do início do século 20!!!
  • Brunello di Montalcino Reserva – produzido com uvas provindas de vinhas com ao menos 25 anos, afinado 36 meses em toneis de carvalho eslavo e ao menos 6 meses em garrafa. Produzido somente em safras excepcionais. Pode ser envelhecido até 70-80 anos.
  • Brunello di Montalcino Annata – produzido com uvas provindas de vinhas de 10 à 25 anos, afinado por 36 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 30-40 anos.
  • Rosso di Montalcino – produzido com uvas mais jovens, de 5 à 10 anos, afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 15-20 anos.
  • Rosso di Montalcino fascia rossa – Produzido somente nos anos que a safra não é de qualidade suficiente para produzir o Brunello. Afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 10-15 anos.

    As 4 etiquetas Biondi-Santi
    As 4 etiquetas Biondi-Santi

Visita e Degustação em Cantina

Até meados de 2017 a vinícola estava aberta para visitação com degustação e compra direta. Até agora não há previsão se será reaberto ao público e as visitas permanecem somente para convidados do setor. Esta mudança ocorreu após a entrada em sociedade do grupo francês Epi di Christopher Descours, produtores de Champagne.

Para mais detalhes, visite a página da Biondi Santi.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários

  1. LEILA REGINA SA RODRIGUES MARCATTOcomentou

    OLA,
    Estou indo pela primeira vez em maio de 2025, gostaria de saber se esta vinícola ainda está fechada para visitação.