A Biondi Santi foi a primeira a produzir o famoso Brunello di Montalcino, e até hoje é considerada uma das vinícolas mais tradicionais da Itália. Ela não mudou o seu jeito de fazer o vinho desde o fim do século 19! Por isso, se você é um grande amante de bons vinhos, não pode deixar de visitar a vinícola Biondi Santi que fica a menos de 10 minutos da cidade de Montalcino!
O Brunello di Montalcino é um dos vinhos tintos mais importantes da Itália, devido à sua grande longevidade. Foi o primeiro vinho italiano a ganhar o selo DOCG em 1980 e a ser comparado com a qualidade da produção francesa. Ele é feito com 100% de uva Sangiovese Grosso produzido dentro do território de Montalcino, ao Sul de Siena, numa área de 2.100 hectares. Hoje são 250 produtores, mas o pai deste precioso vinho que conquistou a crítica internacional foi Ferruccio Biondi Santi, em 1888.
Clemente Santi foi o primeiro a inovar e produzir um vinho 100% Sangiovese na região de Montalcino. Em 1869 ganhou um premio pelo seu “vinho tinto escolhido” de 1865. Mas o verdadeiro pai do Brunello é o neto de Clemente, Ferruccio Biondi Santi. Em meados do século 19 uma praga devastou a produção vinícola da Itália e para controlar esta epidemia, Ferruccio criou um clone de Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso, capaz de resistir à praga. Foi ele quem produziu o primeiro Brunello di Montalcino, em 1888.
A propriedade da Família Biondi Santi possui 47 hectares, dos quais somente 25 em produção vinícola. Dentre elas, 5 hectares são plantadas com vinhas de 1930-1972!!! Outras parcelas possuem vinhas da década de 80, e as mais recentes de 2000 à 2006. Eles produzem 4 etiquetas de vinhos tintos feitos exclusivamente com uva Sangiovese Grosso. A diferença é:
- Brunello di Montalcino Reserva – produzido com uvas provindas de vinhas com ao menos 25 anos, afinado 36 meses em toneis de carvalho eslavo e ao menos 6 meses em garrafa. Produzido somente em safras excepcionais. Pode ser envelhecido até 70-80 anos.
- Brunello di Montalcino Annata – produzido com uvas provindas de vinhas de 10 à 25 anos, afinado por 36 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 30-40 anos.
- Rosso di Montalcino – produzido com uvas mais jovens, de 5 à 10 anos, afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 15-20 anos.
- Rosso di Montalcino fascia rossa – Produzido somente nos anos que a safra não é de qualidade suficiente para produzir o Brunello. Afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 10-15 anos.
Visita e Degustação em Cantina
Até meados de 2017 a vinícola estava aberta para visitação com degustação e compra direta. Até agora não há previsão se será reaberto ao público e as visitas permanecem somente para convidados do setor. Esta mudança ocorreu após a entrada em sociedade do grupo francês Epi di Christopher Descours, produtores de Champagne.
Para mais detalhes, visite a página da Biondi Santi.
OLA,
Estou indo pela primeira vez em maio de 2025, gostaria de saber se esta vinícola ainda está fechada para visitação.
Oi, Leila! Sim, a Biondi Santi ainda está fechada para visitas.