A Biondi Santi foi a primeira a produzir o famoso Brunello di Montalcino, e até hoje é considerada uma das vinícolas mais tradicionais da Itália. Ela não mudou o seu jeito de fazer o vinho desde o fim do século 19! Por isso, se você é um grande amante de bons vinhos, não pode deixar de visitar a vinícola Biondi Santi que fica a menos de 10 minutos da cidade de Montalcino!
O Brunello di Montalcino é um dos vinhos tintos mais importantes da Itália, devido à sua grande longevidade. Foi o primeiro vinho italiano a ganhar o selo DOCG em 1980 e a ser comparado com a qualidade da produção francesa. Ele é feito com 100% de uva Sangiovese Grosso produzido dentro do território de Montalcino, ao Sul de Siena, numa área de 2.100 hectares. Hoje são 250 produtores, mas o pai deste precioso vinho que conquistou a crítica internacional foi Ferruccio Biondi Santi, em 1888.
Clemente Santi foi o primeiro a inovar e produzir um vinho 100% Sangiovese na região de Montalcino. Em 1869 ganhou um premio pelo seu “vinho tinto escolhido” de 1865. Mas o verdadeiro pai do Brunello é o neto de Clemente, Ferruccio Biondi Santi. Em meados do século 19 uma praga devastou a produção vinícola da Itália e para controlar esta epidemia, Ferruccio criou um clone de Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso, capaz de resistir à praga. Foi ele quem produziu o primeiro Brunello di Montalcino, em 1888.
A propriedade da Família Biondi Santi possui 47 hectares, dos quais somente 25 em produção vinícola. Dentre elas, 5 hectares são plantadas com vinhas de 1930-1972!!! Outras parcelas possuem vinhas da década de 80, e as mais recentes de 2000 à 2006. Eles produzem 4 etiquetas de vinhos tintos feitos exclusivamente com uva Sangiovese Grosso. A diferença é:
- Brunello di Montalcino Reserva – produzido com uvas provindas de vinhas com ao menos 25 anos, afinado 36 meses em toneis de carvalho eslavo e ao menos 6 meses em garrafa. Produzido somente em safras excepcionais. Pode ser envelhecido até 70-80 anos.
- Brunello di Montalcino Annata – produzido com uvas provindas de vinhas de 10 à 25 anos, afinado por 36 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 30-40 anos.
- Rosso di Montalcino – produzido com uvas mais jovens, de 5 à 10 anos, afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 15-20 anos.
- Rosso di Montalcino fascia rossa – Produzido somente nos anos que a safra não é de qualidade suficiente para produzir o Brunello. Afinado 12 meses em tonéis de carvalho eslavo e ao menos 4 meses em garrafa. Pode ser envelhecido até 10-15 anos.
Visita e Degustação em Cantina
Até meados de 2017 a vinícola estava aberta para visitação com degustação e compra direta. Até agora não há previsão se será reaberto ao público e as visitas permanecem somente para convidados do setor. Esta mudança ocorreu após a entrada em sociedade do grupo francês Epi di Christopher Descours, produtores de Champagne.
Para mais detalhes, visite a página da Biondi Santi.
OLA
Estou indo pela primeira vez, e meu marido e apaixonado por vinho, gostaria de saber se esta vinícola ainda eta fechada para visitação.
Oi, Adriana! Sim, infelizmente a Biondi Santi não faz mais visitas com degustação… uma pena!
Quero ir para aprender sobre vinhos fazer uma troca de conhecimento que é meu maior sonho .
Eu vou enviar una carta .
O meu preferido!
Adorei a visita q fiz na Vinícola Antinori em 2017, em companhia do Chef Sergio Roncaratti do Il Vescovino de Panzano ,mas as informações do Blog Viva Toscana foram super importantes pois na visita não deu pra saber tudo da Vinícola. Obrigada pelas informações.
Jovem, bom dia!
Estou com prometido com uma ação, agradeceria se puder me ajudar com seu conhecimento e relacionamento, necessito encontrar uma garrafa de vinho Brunello do ano de 1964, e um presente a meu irmão.
Agradeço antecipadamente o apoio.
Olá, Osair! Acredito que você encontre esta safra em mercados ou leilões pela internet! Coloque no Google “Brunello di Montalcino 1964 compra”. Boa sorte! Abraços!
Ótima presente????
Babi, boa tarde! Em primeiro lugar parabéns pelo seu Blog (sensacional). Como a Biondi está fechada para visitas. Qual vinícola você recomenda em Montalcino? Abraço
Oi, Rodrigo! Também é bacana a Bardi e a Castello di Banfi!
a visita inclui almoço por lá? existe essa opçao??
Oi, Gustavo! Por enquanto a Biondi Santi não está mais aberta para visitação. Estão passando por uma reforma. Quem sabe na nova modalidade de visita terá esta opção! 😉 Abraços,
Olá boa noite.
Gostaria de informações, estou para floresça e toscana em 17 a 23 de abril de 2017.
Babi, foi uma delicia ver onde o vinho que esta na minha adega me aguardando veio. Será em uma ocasião especial a sua apertura.
bjo
Uau!!! Esse tem que ser aberto em ocasião especial, sim!!! Aliás, mantenha-o em condições ideais, per l’amor di Dio!!! 😀 😀 Baci, baci
ah sim, esta na adega climatizada com os outros especiais. 😉
Verifica por favor no seu post, pois fiquei em dúvida: as duas degustações melhores estão com preços iguais, 50 euros. É isso mesmo ou a última é 150 euros?
É isso mesmo, Monica! A terceira opção de degustação custa 50 euros, enquanto que a quarta parte de 50 euros, pois você tem que considerar as garrafas de reserva que vai pedir para abrir, e elas custam mais de 100 euros cada.
Obrigada Babi!