Exatamente há 600 anos atrás, no dia 07 de Agosto de 1420, Filippo Brunelleschi iniciava a sua maior obra prima… a Cúpula da Catedral de Florença! Ela imediatamente virou o símbolo da cidade berço do Renascimento, que com “a sua sombra poderia cobrir todo o povo toscano”! Ao menos, assim a definiu o arquiteto Leon Batista Alberti ao vê-la pronta!
Filippo Brunelleschi é considerado o primeiro artista renascentista. Embora o conheçamos principalmente como o arquiteto da cúpula, do Ospedale degli Innocenti e das igrejas de San Lorenzo e Santo Spirito, na verdade ele começou a sua carreira como ourives! Isso mesmo!!! E te digo mais, uma de suas obras é considerada o marco do início do Renascimento!
Trata-se do painel em bronze que retrata o Sacrifício de Isaque. Ele foi feito para o Concurso de 1401 para a porta Norte do Batistério de Florença. Na época ele ganhou empatado a competição com Lorenzo Ghiberti, outro importante artista da época, que porém era mais velho, experiente e conhecido.
Booking.comNo fim, foi o Ghiberti a levar a melhor na encomenda da Porta em Bronze do Batistério e Brunelleschi, desapontado e enfurecido, resolveu dar um tempo de Florença e ir à Roma estudar a arte e a arquitetura antiga. Mal sabia ele que estes anos na Cidade Eterna foram decisivos para a realização da sua grande obra prima!!!
Para celebrar os 600 anos de aniversário da Cúpula de Brunelleschi, separei seis curiosidades, uma para cada século de vida, desta grandiosa obra arquitetônica!
- De Novo Você?!
Quando em 1418 foi aberto o concurso para a realização da cúpula da Catedral de Florença, novamente Brunelleschi se encontrou empatado com o Ghiberti!!! Mas desta vez ele queria de qualquer jeito ganhar o mérito exclusivo da obra, então, estudou uma estratégia… Se fingiu doente por 6 meses para ficar afastado do canteiro de obras e provar com isso que ele, e somente ele, sabia como de fato construir aquela que se tornaria a maior cúpula do mundo! Bravo, Brunelleschi!
2. Maior cúpula do mundo!
Até hoje, 600 anos depois, a Cúpula de Florença continua sendo a maior do mundo! São no total 116 metros de altura, 54 metros de diâmetro e peso de 29 mil toneladas!!! Em seguida, temos a cúpula do Vaticano, com 50 metros de diàmetro. Ela foi feita por Michelangelo no século 16 tendo como modelo a cúpula de Brunelleschi. Em terceiro, a “mãe” de todas as cúpulas, o Pantheon de Roma, que possui 43,3 metros de diâmetro. Foi graças ao estudo desta obra de grande engenharia e arquitetura romana do século 2 que Brunelleschi trouxe a solução para a sua cúpula!
3. Sequencia de Fibonacci
Você já deve ter ouvido falar do “seção aurea”, números que estão presentes em medidas da natureza e considerados belos e harmonicos. E se eu te disser que na Cúpula de Brunelleschi estão presentes diversos destes números áureos e que além do mais fazem parte da sequência de Fibonacci?!? 13 metros é a altura do tambor de apoio da cúpula, 21 metros é a altura da lanterna, 34 metros a altura média da cúpula, e 55 metros a altura que inicia a cúpula! Demais, não é mesmo?!
4. E se chover?
Inicialmente, Brunelleschi havia pensado em deixar o óculo da cúpula aberto, como no Pantheon. Mas em 1436, ao finalizá-la, chegou à conclusão que por questões estruturais era necessário criar um elemento de fechamento, como uma tampa! Ele projetou a lanterna, mas ela começou a ser construida somente 10 anos depois, no ano de morte de Brunelleschi! Quem ficou responsável por finalizar o projeto foi Andrea del Verrocchio!
5. Até tu, Leonardo da Vinci?!
Quando Leonardo da Vinci chegou em Florença no ano de 1469, se deparou com a mejestosa cúpula do Brunelleschi praticamente finalizada! Ele e Brunelleschi nunca se viram, afinal, quando o Da Vinci Nasceu, Brunelleschi já havia morrido, mas não o seu legado… De fato, as máquinas de Brunelleschi criadas para a construção da cúpula ainda estavam espalhadas na Piazzo Duomo. Elas o impressionaram tanto que ele fez desenhos de estudo dos engenhosos sistemas de roldanas para elevar pesos. Além do mais, quando Verrocchio estava realizando a grande esfera dourada com a cruz que coroa a cúpula, Leonardo trabalhava dentro do seu atelier como aprendiz! Por isso, muito provavelmente ele colaborou na execussão desta obra!
6. Ooops!
No entanto, infelizmente, a esfera que vemos hoje lá em cima no alto não é mais a original… No dia 17 de Janeiro de 1600 Florença viveu uma grande tempestade e um raio atingiu a esfera de Verrochio provocando a sua queda! Você pode ver o ponto exato de onde ela caiu em uma placa redonda no chão, atrás do Duomo.
Adoravel informações sobre Firenze
Adorei porque eu sou louca por Firenze
Acho q tenho (sempre que vou a Firenze ) um leve síndrome de Florença ou Stendahl.
Apesar de muito ter lido após visitar Florença e o Duomo, nada foi tão impactante e útil como assistir o vídeo da Babi. Realmente ela conhece e vive Florença e seus monumentos históricos. E, na qualidade de arquiteta por formação, sabe transmitir com propriedade aspectos técnicos de cada obra que comenta. Acontece que não falo somente dessa que o vídeo aborda já que me tornei assíduo apreciador do seu blog Viva Toscana. Está claro que normalmente um guia turístico tem conhecimento do básico relacionado com a sua profissão. Acontece que a Babi transcende esse básico porque ama a sua profissão e transmite isso em seus comentários e abordagens.
Oi, Luiz! Puxa, fiquei muito feliz depois de ler o seu comentário! Que bom que consigo transparecer o meu amor por Florença e por aquilo que faço! Muito obrigada pelo carinho! Um abraço!
Conheci o Vivatoscana através de um primo ontem, e achei maravilhoso o conteúdo. A Babi também tem um jeito especial de contar a história! Parabéns a todos envolvidos. Conteúdo e bom gosto de alta qualidade!!!!
Olá, Miguel! Bem-vindo ao Viva Toscana!!! 🙂 Fico muito feliz mesmo que você tenha curtido o contepudo do blog. Ele está on-line desde 2010! Acompanhe também no youtube, Instagram e Facebook! 😉 Un Abbraccio!