A Itália foi um dos primeiros países da Europa e do mundo Ocidental a sofrer o drama do Coronavirus. Foi também um dos primeiros a tomar decisões drásticas de fechamento e isolamento de cidades até chegar ao ponto de declarar quarentena nacional. À distância de alguns meses do fechamento e com informações mais claras sobre a “Fase 2” de reabertura da Itália, gostaria de ajudá-los na decisão sobre os planos de viagem à Itália, repostando neste artigo as informações dadas pelo Governo Italiano.
Este artigo será atualizado conforme serão divulgadas novas regras e diretrizes. Última atualização (21/02/20). Na página Instagram do Viva Toscana, todas as terças-feiras nos stories, eu faço boletins de atualização da situação do Coronavirus na Itália. Os stories ficam salvos nos “Destaques” por uma semana e são atualizados semanalmente.
O Coronavirus na Itália
O primeiro caso de Coronavirus na Itália foi registrado no dia 30 de janeiro, quando dois turistas chineses em visita a Roma foram confirmados doentes e onde permaneceram hospitalizados em isolamento até o dia 26 de Fevereiro. No mesmo dia 30 de Janeiro a Itália fechou os aeroportos para vôos provenientes da China. O primeiro caso de transmissão secundária aconteceu na cidade de Codogno, Região Lombardia (norte da Itália). Codogno foi uma das primeiras cidades, junto de Castiglione d’Adda e Casalpusterlengo, declaradas Zona Vermelha e isoladas do resto do país.
Durante todos os meses da epidemia de Coronavirus, a Lombardia (onde se encontra Milão), foi sempre a Região italiana com maior número de casos, cerca de 40% dos casos registrados em toda a Itália.
Atualmente a Itália apresenta um número total de infectados (entre pessoas atualmente positivas, pessoas curadas e óbitos) próximo a 230 mil, em mais de 3.170.000 testes realizados. O número máximo de pessoas positivas contemporaneamnete foi de 108.257 mil no dia 19 de Abril. O rítimo de crescimento da doença começou a diminuir gradativamente após o pico que ocorreu no dia 21 de Março, quando foram registrados 6.557 novos contágios (gráfico 1). Desde o dia 13 de Maio, este número não ultrapassou mais a casa dos mil por dia.
A pandemia do Coronavirus começou de fato a regredir na Itália à partir do dia 20 de Abril (Gráfico 3), quando o número de pessoas curadas em um dia passou a ser maior que o número de novos contágios por dia. No dia 06 de Maio (Gráfico 2) o número de pessoas curadas ultrapassou definitivamente o número de novos casos positivos.
Quarentena na Itália
No dia 09 de Março foi declarada a quarentena nacional. Confira as medidas tomadas pela Itália para conter a propagação do coroavirus:
- o comércio foi fechado, exceto os de artigos alimentares, de farmácia e bancos.
- Escolas e Universidades fechadas
- Museus, Cinemas, Teatros, Bibliotecas fehados
- as empresas foram obrigadas a instituir o smart working de casa, a não ser em casos específicos.
- Todas as fábricas pararam de funcionar, com excessão de setores indispensáveis, como o alimentar.
- Era proibido sair de casa, se não por motivos de extrema necessidade como comprar alimento, remédios, emergências de saúde, ou de trabalho.
- Proibido fazer exercício físico ao ar livre. Era permitido sair com crianças e cachorros somente nos arredores da própria residência.
- Foi instituido uma multa para quem desrespeitasse as regras.
Obviamente, o uso de máscaras era e ainda é obrigatório quando fora de casa, seja dentro de locais públicos que ao aberto.
Os serviços de correios, bancos e transporte público (ônibus e trem) se mantiveram ativos durante todo o período de quarentena, com funcionamento a horário reduzido. Alguns aeroportos italianos foram fechados, mas atualmente todos já reabriram, com serviços ainda limitados.
Reabertura da Itália
A Fase 2 de reabertura da Itália iniciou no dia 04 de Maio, com um calendário gradual de reabertura de todos os setores que foram fechados no dia 9 de Março. Confira o que e quando voltou a funcionar e reabrir os diversos setores na Itália:
A partir de 04 de Maio:
– restaurantes, bares, docerias podem funcionar somente para delivery ou take-away
– livrarias e papelarias
– lojas de artigos infantis (vestuário e brinquedos)
– é possível atravessar fronteiras entre as cidades por motivo de “afetos” (família, amigos, namorados)
– fábricas
– parques e jardins públicos
– é possível fazer exercício e passeios ao ar livre também longe de casa
A partir de 18 de Maio:
– circulação livre dentro da Regione
– visitar amigos e parentes
– abertos estabelecimentos balneários
– hotéis
– Museus
– Restaurantes, Bares, Docerias, Cafeterias e Sorveterias
– Cabeleireiros, Barbeiros e centros estéticos
– igrejas com permissão para celebrar a missa
– lojas de varejo
– mercadinhos de praça
A partir de 25 de Maio:
– centros esportivos
– piscinas
– academias .
A partir de 3 de Junho:
– circulação livre em toda a Itália
– circulação livre entre países da UE (carro, trem, avião ou navio)
A partir de 15 de Junho:
– Cinemas
– Teatros
– Centros de veraneio para as crianças
A partir de Setembro:
– escolas e universidades
Esta seção será atualizada conforme forem sendo divulgadas novas diretrizes do Governo Italiano.
Regras a serem seguidas
Se você for visitar a Itália ainda em 2020, confira as “regras de comportamento” indicadas pelo governo:
- Usar máscara em local público, ao aberto ou fechado (crianças acima de 6 anos devem usar máscaras);
- higienizar regularmente as mãos, lavando com água e sabão ou álcool gel;
- Respeitar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas;
- Devido à disponibilidade reduzida, reserve sempre sua mesa nos restaurantes e respeite o horário agendado;
- Antes de entrar em uma loja, páre na porta e pergunte se pode entrar. Lojas com menos de 40m² podem receber uma pessoa de cada vez. Lojas com mais de 40m² devem ter uma porta de entrada e uma de saída, observe com atenção;
- Os estabelecimentos comerciais devem fornecer alcool gel nas proximidades do caixa
- Restaurantes, cabelereiros, centros estéticos e barbeiros possuem a obrigação de conservar o seu nome por ao menos 14 dias, então, não estranhe se te pedirem informações pessoais;
- Praia: cada guarda-sol deve ter 10 m² livres ao redor, distância mínima de 1,50m entre espreguiçadeiras, proibido esporte em grupo;
Última atualização: 21 de Maio 2020
Fontes e Link Úteis
Dipartimento della Protezione Civile – http://www.protezionecivile.gov.it/
Ministero della Salute – Nuovo Coronavirus – http://www.salute.gov.it/nuovocoronavirus
Istituto Superiore di Sanità: https://www.epicentro.iss.it/coronavirus/